Frase

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

Paulo Freire

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sobre o EBEPe

O EBEPe é um Encontro Estadual realizado anualmente. Este é um encontro que congrega discentes do curso de Pedagogia, bem como estudantes de pós-graduação em educação, profissionais e interessados em debater assuntos tendo como foco principal a educação.

O Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia – EBEPe, que reune estudantes de Pedagogia, estudantes de pós graduação em educação, profissionais da educação e pesquisadores de toda a Bahia, este ano está na sua XXII edição e traz a temática: Educar para a Diversidade. Cientes da importância das discussões sobre diversidade no espaço escolar, os estudantes baianos, comissão gestora e Executiva Baiana de Pedagogia, reunidos em Salvador no XXI Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia – EBEPe, votaram e decidiram este tema como eixo central das discussões deste ano de 2010, bem como a cidade de Paulo Afonso, coração do sem-árido, como sede do evento.

Falar sobre diversidade e diferença implica, também, posicionar-se contra processos de colonização e dominação. Implica compreender e lidar com relações de poder. Para tal, é importante perceber como, nos diferentes contextos históricos, políticos, sociais e culturais, algumas diferenças foram naturalizadas e inferiorizadas, tratadas de forma desigual e discriminatória. Trata-se, portanto, de um campo político por excelência.

A contemporaneidade traz para a educação e para os educadores demandas, as quais consistem numa reconfiguração do papel social destes. Nos últimos anos os debates e políticas públicas acerca da educação e da pratica educativa tem buscado garantir o acesso, a ampliação e a integração dos mais diversos sujeitos sociais no espaço plural em que se constitui a escola, nesse sentido tal debate no Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia se justifica por fomentar a reflexão, vislumbrando a construção de novas práticas no que diz respeito a condução de um processo educativo e formativo que tenha os direitos humanos, a cidadania e a escuta dos grupos historicamente marginalizados como objetivo de ação.


Estará disponivel para todos os interessados a programação do EBEPe com os titulos das mesas e os professores que participarão de cada uma delas. O evento será de grande inportância para fomentar as discursões sobre as diversidades existentes no nosso cotidiano. O EBEPe acontecerá em Paulo Afonso- BA dos dias 12 a 15 de novembro desse ano de 2010 com o tema: "Educar para a diversidade" e ocorrerá na UNEB campus VIII. Inscrições abertas no SITE para participantes e para apresentação de trabalhos.

Informações:

Como Chegar em Paulo Afonso: http://www.ebepe2010.com.br/downloads/comochegar.pdf

Siite de Inscrições: http://www.ebepe2010.com.br/index.php

EBEPe 2010 - Todos os direitos reservado por Renan Alves


Caravana saindo de Valença para Paulo Afonso
Valor: R$ 80,00 (ída e volta)

Procurar: Larissa/Chocolate
E-mail: laryschocolate@hotmail.com
Twitter: @Laryschocolat
Orkut: passos1000@yahoo.com.br
Cel: (075) 814265-63(claro) / (075) 9102-6011(TIM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário