Frase

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

Paulo Freire

terça-feira, 15 de junho de 2010

Teatro e Educação

O teatro como conhecimento que é procura respostas para os questionamentos sobre o que é o mundo, o homem, a relação do homem com o mundo e com outros homens nas teorias contemporâneas do conhecimento que propõem novos paradigmas para a ciência como a complexidade do pensador Edgard Morin.


A educação está no desenvolvimento emocional, intelectual e moral da criança, correspondente aos desejos, anseios e proporcionar uma marcha gradativa das próprias experiências e descobertas.

Olga Reverbel, diz que “o teatro é a arte de manipular os problemas humanos, apresentando-os e equacionando-os, ela defende a função eminentemente educativa, e enfatiza que a instrução ocorre através da diversão”.


“ Um sujeito que procura ativamente compreender o mundo que o rodeia e trata de resolver as interrogações que este mundo provoca. Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele, por um ato de benevolência. É um sujeito que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, que constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo”. (Ferreiro, E. & Teberos Ky A., 1985: 26).


“O teatro, enquanto proposta de educação, trabalha com o potencial que todas as pessoas possuem, transformando esse recurso natural em um processo consciente de expressão e comunicação.” (KOUDELA, 1992, p.78).


Segundo SPOLIN (1979), quando o aluno-ator atua com o grupo, “experienciando novidades junto”, se integra e se descobre dentro da atividade. O educando torna-se consciente de sua importância na sociedade e percebe-se como sujeito atuante no processo histórico.


FREIRE (1996, p. 46), diz que o educador deve propiciar o meio adequado para que os educandos em suas relações intrapessoais e interpessoais busquem “assumirse como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de amar” e, nesse sentido, o teatro é um recurso valioso.


O Teatro é abordado nos PCN - Arte a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas e tempos e o jogo é conceituado a partir das fases da evolução genética do ser humano e entendido como instrumento de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento da criatividade, em direção à educação estética e práxis artística.


Os PCN são hoje objeto de ações educacionais em todo o país, promovido através do MEC e das secretarias de educação em vários estados e municípios brasileiros. É preciso ressaltar que para a área de Arte o documento significou um grande avanço, ao incorporar como eixos de aprendizagem a apreciação estética e a contextualização que se somam à expressividade/produção de arte pela criança e pelo jovem. Essa proposta vem promovendo o potencial do Teatro como exercício de cidadania e o crescimento da competência cultural dos alunos.


A questão é qual teatro deve ser mostrado às crianças? Este deve ser o assunto de muita discussão dentro das escolas quanto à escolha de peças de qualidade, tema, atores e produção. E deve ser um assunto discutido também entre os profissionais que trabalham como teatro infantil para que reflitam e façam um teatro que seja realmente para a infância, desde o espaço físico até a formação dos atores que vão estar em contato com esse público tão pequeno e tão grandioso.


L.Passos

3 comentários:

  1. Belas palavras Chocolate...
    Pessoas como vc tornam se especias n pelos seus atos mais pelas suas palavras

    Sucessos menina

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  2. Valeu! Tento fazer algo para modificar e melhorar o meio em que vivo!

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  3. oi amiga seu blog ta massa! Adoreii viu bjos

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